HRN supera 100 mil cirurgias e 595 mil atendimentos nas emergências em 12 anos
Publicada
às
Com cirurgias de urgência e emergência, o HRN realiza procedimentos de média e alta complexidade. Um dos pacientes atendidos pelo serviço de neurocirurgia do HRN é o garçom e sommelier João Paulo Farias Gomes, 39, de Monsenhor Tabosa, a cerca de 170 km de Sobral.
Após sofrer um acidente de trânsito, o paciente começou a sentir uma dor incapacitante no braço que o fez deixar de trabalhar. Da policlínica do seu município de origem, Crateús, ele foi encaminhado para o serviço de neurocirurgia. “Saí da cirurgia muito esperançoso. Já com melhora considerável”, disse.
Segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará no interior, o HRN atende a população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios do Norte do Estado. Com capacidade operacional de 459 leitos de observação e internação, a unidade oferece assistência 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades, sendo constituída por serviços finalísticos, de apoio e gerenciais.
Até dezembro de 2024, o HRN somou 103.096 procedimentos cirúrgicos, 109.679 atendimentos ambulatoriais, 18.875 partos e mais de 6,6 milhões de exames de imagem e laboratoriais. O Hospital tem atendimentos em Clínicas Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrica e Neonatal; Unidades de Cuidados Intermediários e de Cuidados Especiais Adulto; e em atendimento de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) – casos agudos e subagudos.
O HRN é ainda referência para urgências e emergências pediátricas, clínicas e cirúrgicas em adultos. O hospital possui, ainda, o Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) para assistência obstétrica de pacientes encaminhadas pela Central Estadual de Regulação ou vinculadas a serviços parceiros como a Policlínica de Sobral e o Centro de Especialidades Médicas (CEM), além de contar com um Banco de Leite Humano (BLH) e leitos de Neonatologia.