Ponto News CE

Busca

Governo do Ceará assina acordo e fósseis da Bacia do Araripe retornarão ao Brasil; entenda

Publicada

às

Membros da comitiva segurando um dos fósseis que retornará ao Brasil

Um acordo entre o Brasil e a Alemanha foi assinado na última sexta-feira (13), em Berlim, celebrando a intenção de devolução de ao menos quatro fósseis originários da Bacia do Araripe.

Fósseis que serão repatriados:

  • Peixe Vinctifer comptoni – viveu há cerca de 115 milhões de anos na Formação Santana da Bacia do Araripe (CE).
  • Peixe Notelops – nadadeira raiada, viveu há 110 milhões de anos na região Nordeste.
  • Mesossaurídeo (Mesosaurus tenuidens ou Stereosternum tumidum) – réptil aquático que habitava a Bacia do Paraná há 280 milhões de anos.
  • Tronco silicificado de planta gimnosperma – importante vestígio da flora primitiva.

O ato de assinatura contou com a presença da secretária Sandra Monteiro, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda e diretora de Coleções e Pesquisa do Museu Nacional de Hannover, Claudia Andratschke.

“Os fósseis, que datam de centenas de milhões de anos, representam uma riqueza científica e histórica inestimável. A repatriação tem o apoio institucional do MCTI, que vem atuando conjuntamente com o Governo do Ceará para viabilizar o retorno desse acervo ao território brasileiro, em especial ao nosso Estado”, disse Sandra Monteiro.