Ponto News CE

Busca

Clínicas de estética em Fortaleza são interditadas temporariamente por irregularidades

Publicada

às

Duas profissionais de saúde discutindo em uma clínica, vestindo coletes verdes com nome de unidades de saúde e procedimentos médicos

Duas clínicas de estética nos bairros Centro e Joaquim Távora, em Fortaleza, foram parcialmente interditadas por irregularidades no funcionamento. A ação fez parte da segunda fase da operação "Estética com Segurança", realizada pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) nessa semana. Os nomes dos locais não foram divulgados.

Segundo a agência, o estabelecimento localizado no bairro Centro oferecia o serviço de plasmaférese, em que o sangue do paciente é retirado e centrifugado em uma máquina para depois ser injetado novamente.

Além de ser considerado um procedimento de alto risco, ele não é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e, portanto, não pode ser realizado em uma clínica de estética, conforme norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Já a outra clínica, no Joaquim Távora, mantinha, em segundo plano, um consultório odontológico sem autoclave, um aparelho necessário para a esterilização dos instrumentos médicos por meio do vapor d'água.
De acordo com a Agefis, as duas clínicas só poderão funcionar novamente após a correção das infrações.