Ceará recebe novas ambulâncias com máquinas para imprimir dentes 3D; veja onde e como acessar
Veículos devem atender população de áreas mais distantes, onde a presença de dentistas é mais difícil
Publicada
às
O Ceará recebe, nesta sexta-feira (5), mais 23 “ambulâncias” destinadas ao atendimento em saúde bucal da população de periferias ou do interior do Estado. As unidades odontológicas móveis, ou “odontomóveis”, são equipadas até com impressoras 3D, caso o paciente precise receber próteses de dentes artificiais.
Os novos veículos fazem parte do programa Brasil Sorridente, uma iniciativa do Governo Federal vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os detalhes foram compartilhados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista ao programa Bom Dia Nordeste, da Verdinha FM 92.5.
No caso do Ceará, foram investidos R$ 8,73 milhões nos 23 veículos, utilizados por equipes com cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal. Nas estimativas da Pasta, 80,5 mil pessoas devem ser beneficiadas por ano no Estado.
Atualmente, segundo Padilha, o Governo está realizando uma grande expansão dessa frota do Brasil Sorridente. Cerca de 100 unidades móveis em todo o Brasil eram utilizadas, mas estão sendo entregues mais 400 unidades e há previsão de mais 400 previstas até 2026.
De acordo com a União, os municípios contemplados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional. No Ceará, foram selecionados:
- Acaraú
- Amontada
- Barroquinha
- Boa Viagem
- Canindé
- Caridade
- Chorozinho
- Crateús
- Ibaretama
- Independência
- Itarema
- Itatira
- Morada Nova
- Ocara
- Palmácia
- Parambu
- Poranga
- Quixeramobim
- Salitre
- Santa Quitéria
- Tauá
- Tejuçuoca
- Tururu
Como acessar os serviços?
O acesso aos serviços das UOMs é organizado pela rede de Atenção Primária, ou seja, via postos de saúde.